sexta-feira, 18 de maio de 2018

O comandante do 6º BPM lembra o dia de combate ao abuso de crianças e adolescentes

Esta sexta-feira, dia 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esta data foi escolhida para marcar o combate à violência infantil em todas suas dimensões porque neste mesmo dia, no ano de 1973, Araceli Crespo (8 anos) foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média de Vitória/ES cujos agressores nunca foram punidos.

No Brasil, existe o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil que são os principais instrumentos de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. A maior parte das denúncias são referentes aos crimes de abuso sexual (72%) e de exploração sexual (20%).

O TC Costa, comandante do 6º BPM, alerta: "temos de cuidar das nossas crianças e adolescentes pois o mau as espreita de perto... seja o traficante ou algum abusador que é sempre, segundo estudos, alguém próximo".

As ligações no Disque 100 são gratuitas, e as denúncias são anônimas. O atendimento é 24h e ocorre inclusive nos domingos e feriados.

Já o aplicativo Proteja Brasil está disponível para download nos celulares das plataformas Android e iOS. Com apenas alguns cliques, o usuário consegue apresentar sua queixa à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos de maneira fácil, rápida, anônima e segura.

O TC Costa adiciona: " que este dia não seja somente um dia de conscientização sobre a violência contra nossas crianças e adolescentes; mas, que seja este dia, todo dia de ficarmos alertas sobre isto".

VIGILANTIS SEMPER

ASSECOM 6º BPM / Cb Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário